quinta-feira, 28 de maio de 2015

O UNIVERSO PARALELO DOS ZINES


  “Faça você mesmo, faça pra entender, crie um mundo novo” (um trecho do som Era) a citação é do Redson Pozzi, ex vocalista do Cólera. Ela abre o livro O universo paralelo dos zines (Editora Timo), não, o livro abre mesmo é com uma ilustração da MarianaMoysés, artista do RJ, mas também tem essa capa do Rodrigo Okuyama... Bom... O q importa mesmo é que esse livro é fudido, e você tem q ler ele!  
    Domingo retrasado (17 de Maio) aconteceu na Casa das Rosas o lançamento do livro O universo paralelo dos zines, do Márcio Sno. Resultado de 8 anos de pesquisa do autor, que antes de publicar esse lindo livro fez a seminal trilogia de documentários sobre zines Fanzineiros do Século Passado e antes disso ainda publicou uma série de zines nos anos 90. Além de documentar parte dessa vivencia, o livro aborda diversas particularidades do universo dos zines, conta suas origens, o underground, coletivos de zineiros, zinetecas, zine como arte, zine e a internet, zines nos meio acadêmicos... e etc.     
  Outra coisa que também chama atenção são as ilustrações do livro, alem das imagens dos zines citados, colaboraram com o livro uma série de ilustradores que participa ativamente desse “universo paralelo”, entre eles, eu também estou lá com algumas ilustrações e nem preciso dizer foi uma puta honra pra mim, participar dessa beleza de livro. 

Segue alguns registros >>

A Criatura ou O universo paralelo dos zines!


Márcio Sno em um bate papo antes do lançamento.

Ana Basaglia da editora Timo, é dela tb o projeto gráfico do livro.
Fotos: registros do autor.

                             Registro para a posteridade, após o Sno autografar minha edição.
Zineiros: Lafaiete, eu, Sno, Anita.
  Fotos: Anita.

Minhas ilustrações presente no livro >> 


Essas duas ilustrações acima, o Sno resgatou do zine que vinha encartado no 2º capitulo do doc. Fanzineiros do Século Passado. Coisa fina! 



                                                       Ilustrações originais para o livro.


Comprem o livro, ele conta parte da historia da cultura underground no Brasil. É isso ae, bora criar mais desenhos, mais páginas, mais historias! Como esta no livro " Se ninguém faz, façamos! "


                                                                            ==== D.I.Y ====

Nenhum comentário:

Postar um comentário